Quinto Constitucional: Acompanhe a sabatina da candidata Luzia Helena Valois
A candidata a desembargadora pelo Quinto Constitucional, Luzia Helena de Valois Correia foi a quinta a ser sabatinada. Durante a arguição, ela respondeu a perguntas sobre três temas:
Tema 8: Funcionamento do escritório de advocacia após a assunção ao cargo de desembargador.
- Luzia Helena afirma que, ao decidir se candidatar, realizou uma auditoria em seu escritório e renunciará a todos os honorários, inclusive os futuros.
- Ela garante que, caso seja eleita, se declarará suspeita em qualquer situação que envolva seus antigos sócios ou parceiros de negócios, evitando qualquer conflito de interesses.
- A candidata demonstra compreender a importância do distanciamento da atuação advocatícia para garantir a imparcialidade em sua atuação como desembargadora.
Tema 7: Custas judiciais e justiça gratuita no âmbito do processo judicial.
- Luzia Helena defende a flexibilização do pagamento das custas processuais, caso a justiça gratuita seja negada.
- Ela sugere a possibilidade de parcelamento das custas e a compensação com o valor da condenação, caso a parte seja vencedora na ação.
Tema 1: Qual a importância do direito de o advogado ter acesso aos autos de processos, mesmo que tramitem sob sigilo e como o magistrado deve proceder em caso de negativa desse acesso?
- Luzia Helena considera o acesso aos autos do processo, mesmo sob sigilo, como uma prerrogativa do advogado, assegurada pelos princípios da ampla defesa e do devido processo legal.
- A candidata classifica a negativa de acesso aos autos como um desrespeito às prerrogativas da advocacia.
Luzia Helena possui 30 anos de experiência na advocacia, com especialização em direito processual civil e atuação nas áreas de direito administrativo, mediação e resolução de conflitos.
Ela está cursando uma especialização em direito digital pela César School.
A candidata acredita na transformação da justiça, buscando um sistema mais humanizado, célere, assertivo e que utilize as ferramentas tecnológicas a seu favor.
Ela defende o uso de uma comunicação não violenta e o atendimento aos advogados, especialmente aqueles que se encontram em localidades mais distantes.
Luzia Helena pretende implementar um plano de gestão para seu gabinete, com foco na mediação, na comunicação e na qualidade do serviço prestado.
Luzia Helena demonstrou conhecimento sobre os temas abordados, especialmente no que diz respeito às prerrogativas da advocacia. Ela se mostrou comprometida com a ética, a imparcialidade e a busca por um sistema de justiça mais eficiente e humanizado.
Publicar comentário