ESA-PE discute protagonismo feminino no processo eleitoral brasileiro
A Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) promoveu, em abril, o evento “De Eleitoras a Protagonistas: Mulheres e o Fortalecimento do Processo Eleitoral Brasileiro”, com foco nos desafios enfrentados pelas mulheres na ocupação de espaços de poder. A atividade integra a programação da instituição em um ano que antecede as eleições presidenciais de 2026.
Com coordenação do advogado Raphael Nascimento Costa, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Pernambuco, o encontro reuniu nomes da advocacia pernambucana para palestras e debates sobre a participação feminina na política e a atuação da Justiça Eleitoral no fortalecimento dessa presença.
Pela condução do evento, Raphael Nascimento recebeu uma Moção de Aplausos aprovada por unanimidade pelo Conselho Pleno da OAB-PE, em proposta apresentada pelo conselheiro seccional Caio Nunes. Raphael também é vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP).
Durante sua fala, ele destacou o papel da Justiça Eleitoral na luta das mulheres por espaço político. “A Justiça Eleitoral sempre esteve ao lado das mulheres, e essa pauta continua na ordem do dia. Desde a conquista do voto feminino até hoje, as mulheres protagonizam passagens importantes na história do processo eleitoral em nosso país”, afirmou.
Publicar comentário