Mais de 370 novos advogados, advogadas e estagiários prestam juramento na OAB-PE
Um dia de realização de sonhos e início de uma nova jornada. Mais de 370 novos advogados, advogadas e estagiários prestaram juramento no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Divididas em cinco turmas, as cerimônias realizadas na segunda-feira (19), tiveram como anfitriã a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella. A vice-presidente, Schamkypou Bezerra; o secretário-geral adjunto, Cláudio Ferreira; e o diretor de Prerrogativas, Yuri Herculano, também marcaram presença nas solenidades.
Durante seus discursos, a presidente Ingrid Zanella ressaltou a importância dos operadores do Direito no acesso à Justiça. “É uma felicidade estar em um momento tão importante na vida e na carreira profissional de todos vocês. Costumo dizer, com muito orgulho, que advogado e advogada não tem barreiras como destino. Fomos criados para vencer obstáculos e eu estou muito certa de que vocês representam isso”, disse.
“A aprovação no Exame de Ordem não é uma etapa fácil, mas é indispensável. O curso de Direito nos exige muito e o Exame de Ordem atesta que nós temos a condição necessária para representar os direitos de outras pessoas. Assim, a sociedade nos deposita a sua liberdade, a sua honra, a sua vida. Por isso, a nossa profissão é indispensável e muito forte. Nós superamos as barreiras e não aceitamos as dificuldades como destino. Isso é a advocacia”, ressaltou a presidente da OAB-PE.
“A partir de hoje, a OAB Pernambuco é a casa de todos vocês. Não tem muro nem porta para entrar na Ordem. Todos são nossos convidados. Temos o objetivo de ter sempre uma OAB combativa, em prol da advocacia pernambucana e brasileira”, complementou Zanella.
A vice-presidente da OAB-PE, Schamkypou Bezerra, parabenizou a todos. “Hoje é o dia em que vocês lutaram para estar aqui. Quantas renúncias vocês fizeram para estar aqui. De um lado, os que prestam compromisso hoje. Do outro lado, as pessoas que escolheram estar ao lado de vocês e acreditaram em vocês. Parabenizo a todos pela grande conquista”, ressaltou Schamkypou Bezerra.
Ao longo do dia, as mesas de honra foram compostas pelo presidente, vice-presidente e pela diretora da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Pedro Silveira, Delmiro Campos e Patrícia Barbosa, respectivamente; o diretor-geral, o diretor de Eventos e a diretora de pós-graduação da Escola Superior da Advocacia (ESA-PE), Carlos Barros, Luann Matheus e Emília Queiroz; o ex-presidente da OAB-PE, Bruno Baptista; e as conselheiras estaduais, Sarah Bastos e Marcelle Pereira.
Também presentes, a 2ª vice-presidente e a secretária-geral adjunta do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Danielle Freire e Patrícia Cerqueira; a presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, Tassia Perrucci; a vice-presidente e a secretária-geral da Comissão Estadual da Advocacia Jovem (CEAJ), Amanda Félix e Brisa Passos; e o vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem (CEEO), Normando Carneiro.
“Que cada um de vocês encontre na advocacia, mais do que um meio de vida, um propósito. E que, ao longo de suas jornadas, não esqueçam da ética, do estudo constante, da escuta sensível e do olhar humano porque, no fim, o nosso olhar é sobre pessoas, vidas e Justiça. Parabéns e sejam todos bem-vindos”, disse o diretor de Prerrogativas da OAB-PE, Yuri Herculano, que foi o paraninfo das duas primeiras turmas de juramento.
Já a terceira e quarta turmas tiveram como paraninfo o advogado João Campiello Varella Neto. “Não esqueça, o exercício da advocacia também é um ato de esperança. Porque onde há um advogado comprometido, há esperança de justiça. Cada cliente será uma nova história, cada causa, um novo desafio e cada vitória, por menor que pareça, poderá mudar o destino de alguém. Levem isso muito a sério”, aconselhou.
“Sucesso não se deve apenas a retribuição financeira, mas também se dá à consciência tranquila que faz bem ao seu trabalho. Que o juramento prestado hoje, aqui, não vire palavras ao vento. Que vocês possam exercer esta profissão lutando por justiça social. Que o nosso papel de privilégio possa transformar a sociedade para melhor. Sejam bem-vindos a esta casa”, afirmou o paraninfo da quinta turma, Bruno Baptista.
As cinco turmas tiveram como oradores os advogados Amina Lorena Florêncio dos Santos Monteiro; Daniel Veras de Avellar; Joíza Luiz Brandão Barbosa; Maisa Eduarda da Silva Feliciano; e Rayane Costa de Oliveira.
Foto: Sandokan Xavier/OAB-PE
Publicar comentário