Manoela Alves, diretora da OAB-PE, é uma das homenageadas na exposição ‘Pioneiras: Faces Negras’, do TRE-PE
Uma homenagem para ficar na história. Na manhã desta sexta-feira (23), a diretora tesoureira da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Manoela Alves, e outras onze advogadas foram lembradas na exposição “Pioneiras 2025: Faces Negras”, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). A presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, fez parte da mesa de honra da cerimônia de abertura da mostra, realizada na plenária do TRE-PE, no bairro do Derby, Recife.
Na condução da solenidade estavam o presidente do Tribunal e o diretor da EJE-PE, os desembargadores Cândido Saraiva e Adalberto de Oliveira Melo, respectivamente. Presente ainda, na mesa de honra, o desembargador eleitoral e presidente da OAB Vitória de Santo Antão, Washington Amorim.
A presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, ressaltou a importância da homenagem. “É uma honra participar deste momento que celebra a força e a trajetória de tantas mulheres que inspiram a advocacia pernambucana”, frisou.
Ao fazer uso da palavra, a diretora tesoureira da OAB-PE destacou a relevância de reconhecer e valorizar as mulheres negras que abriram caminhos na advocacia e no sistema de justiça, enfrentando com coragem as barreiras impostas pelo racismo estrutural. “Esta homenagem não é apenas um reconhecimento pessoal, mas um símbolo da luta e da resistência de tantas mulheres negras que historicamente foram invisibilizadas. Precisamos ocupar esses espaços e garantir que as próximas gerações tenham um caminho menos árduo e mais igualitário”, afirmou Manoela Alves.
O evento contou, ainda, com a participação virtual das ministras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo e Vera Lúcia Santana Araújo, além da entrega dos diplomas do Mérito Acadêmico e do Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença – edição 2025.
Com informações do TRE-PE
Foto: Sandokan Xavier/OAB-PE
Publicar comentário