Palestra “Falar de Etarismo é Falar de Futuro” movimenta o TRT-6

O Subcomitê de Atenção às Pessoas Idosas do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região realizou, com apoio da Ejud-6, a palestra “Falar de Etarismo é Falar de Futuro”, com a apresentação da neuropsicanalista integrativa clínica, escritora e palestrante Michelle Villanova. O evento aconteceu na sala de sessões do Tribunal Pleno, a partir das 14h da quarta-feira (26/2), e contou com grande público interno e externo interessado na temática.

A mesa de honra de abertura foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador Ruy Salathiel, que colocou que “o etarismo é um obstáculo para a construção de uma sociedade justa e inclusiva. O objetivo do evento é abrir diálogos, sensibilizar a todos e todas para as questões relacionadas ao envelhecimento.“ A mesa também contou com a presença da diretora da Ejud-6, desembargadora Nise Pedroso e da presidente do Subcomitê para Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas Idosas do Regional, desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva.

Em seguida, a palestrante Michelle Villanova falou sobre diversos tópicos relacionados ao tema, como o fato da velhice representar um terço da vida das pessoas, de o Brasil já ser um país “prateado” com poucas vagas de trabalho formal para essa faixa etária, pois poucas empresas enxergam o valor da experiência. A sociedade em geral dá muito valor ao conhecimento técnico dos jovens, em geral muito emocionais e explosivos, e pouco à experiência de vida e amadurecimento emocional das pessoas com mais idade. Concluiu com uma mensagem para todas as pessoas nessa faixa de vida, contra os preconceitos que sofrem, sejam da sociedade ou autoimpostos: “Vocês são do tamanho da cabeça de vocês”.

Também estiveram presentes o vice-diretor da Ejud-6, desembargador Ivan Valença, o desembargador Fábio Farias, as desembargadoras Carmen Lucia Vieira do Nascimento, Solange Moura de Andrade, além das desembargadoras aposentadas, Eneida Melo Correia de Araújo, Josélia Morais da Costa, Zeneide Gomes da Costa e Virginia Malta Canavarro, juízas e juízes do Regional, as juízas aposentadas, Maria Lygia Soares Outtes Wanderley, Lígia Valois, Cleide Cruz, Carmen Lapenda e Carmen Varejão Richlin, e o presidente da Comissão de Direito da Pessoa Idosa da OAB-PE, José Maria Silva. 

Fonte: TRT-6

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights