Quinto Constitucional: Acompanhe a sabatina com o candidato Carlos Gil

O candidato a desembargador pelo quinto constitucional, Carlos Gil Rodrigues Filho foi o sétimo a ser sabatinado. Durante a arguição, ele respondeu a perguntas sobre três temas:

Tema 7: Custas judiciais e justiça gratuita no âmbito do processo judicial.

  • Carlos Gil Rodrigues Filho concorda que a lei das custas precisa ser revisitada e defende que a justiça seja tratada como uma política pública, assim como a saúde e a educação, envolvendo o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
  • Ele afirma que, caso seja nomeado, não criará embaraços para a concessão de gratuidade da justiça e que a verificação da hipossuficiência deve ser rigorosa, garantindo que o benefício seja concedido apenas a quem realmente precisa.

Tema 3: Celeridade processual e processo judicial eletrônico.

  • O candidato acredita que o excesso de processos e a morosidade podem ser resolvidos com o uso responsável da inteligência artificial, desde que haja revisão humana.
  • Ele defende que o atendimento ao advogado deve ser feito da forma que o advogado preferir, seja de forma remota (telefone ou videoconferência) ou presencial.
  • Carlos Gil Rodrigues Filho acredita que a celeridade processual e o processo judicial eletrônico se entrelaçam, com o objetivo de tornar a justiça mais rápida.
  • Ele reforça a importância do uso responsável da inteligência artificial, com revisão humana, para uma justiça mais rápida e eficaz.

Tema 3 (pergunta do público):  Quanto ao tema celeridade processual e processo judicial eletrônico, temos uma mobilização de todos os tribunais nacionais, buscando gerar um sistema/rotina eficiente de gestão. Entretanto, alguns, como é o caso de Pernambuco, estão gerando muito comprometimento ao exercício da atividade do advogado e prejudicando as partes. Com base neste fato, quais suas sugestões para catalisar essas mudanças e tornar a solução dos litígios mais céleres?

  • O candidato reitera que a celeridade processual e o processo judicial eletrônico são conceitos interligados, com o objetivo de tornar a justiça mais rápida. 
  • Ele reforça a necessidade do uso da inteligência artificial de forma responsável, com revisão humana, para alcançar uma justiça mais rápida e eficaz.

Carlos Gil Rodrigues Filho tem 41 anos, é casado há 19 anos e tem duas filhas.

Possui 17 anos de militância efetiva na advocacia, atuando em diversos segmentos, como advocacia pública, advocacia dativa e advocacia privada.

Foi membro de comissão e conselheiro estadual da OAB, além de ter atuado como desembargador eleitoral no TRE de Pernambuco.

Ele se apresenta como um advogado experiente, que conhece as dificuldades da profissão e se coloca como representante da classe.

Carlos Gil Rodrigues Filho demonstrou conhecimento sobre os temas abordados e se posicionou de forma clara e concisa. Ele se mostrou atento às demandas da advocacia, especialmente no que diz respeito à celeridade processual, ao uso da inteligência artificial no Judiciário e à necessidade de garantir o acesso à justiça. O candidato se coloca como um representante da classe, pronto para atuar em prol da advocacia pernambucana.

1 comentário

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights