TCE-PE divulga prestações de contas e multa gestores por irregularidades em municípios pernambucanos
O Diário Eletrônico do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), publicado nesta quinta-feira (3), trouxe uma série de decisões, multas e homologações envolvendo gestores municipais e estaduais. Destaque para a alta adesão no envio das prestações de contas de 2024, com 99,48% dos municípios cumprindo o prazo, que se encerrou em 31 de março. Empresas públicas e sociedades de economia mista têm até 15 de maio para regularizar suas documentações.
Multas e infrações: prefeitos penalizados por omissão de informações
O TCE-PE homologou autos de infração e aplicou multas a diversos gestores por falta de prestação de esclarecimentos ou sonegação de informações no Sistema de Gerenciamento de Indícios (SGI). Entre os penalizados estão:
Isabel Cristina Araújo Hacker (Rio Formoso) – Multa por não enviar esclarecimentos sobre indícios de irregularidades.
Nelson Sebastião de Lima (Santa Maria do Cambucá) – Penalizado pela omissão de dados em processos de fiscalização.
Mariana Mendes de Medeiros (Cumaru) e Washington Angelo de Araújo (Tacaratu) – Ambos multados por descumprimento de exigências do TCE.
São José da Coroa Grande: série de embargos rejeitados
O município de São José da Coroa Grande teve sete recursos (Embargos de Declaração) negados em processos relacionados a uma Auditoria Especial considerada irregular. As decisões mantiveram multas aplicadas anteriormente a ex-gestores e servidores, incluindo Jair do Nascimento Chaves, Ozilan Viana Brandão e Jafisson Rodrigo da Silva.
Belo Jardim: prefeito recebe alerta de responsabilização
O TCE-PE negou um pedido de medida cautelar do prefeito Gilvandro Estrela de Oliveira (Belo Jardim) em um processo movido pela Gerência de Fiscalização de Obras Municipais Norte (GAON). Além disso, o tribunal emitiu um alerta de responsabilização e determinou a abertura de uma Auditoria Especial para apurar possíveis irregularidades.
Licitações e contratos
Foram publicados três Termos de Inexigibilidade de Licitação para contratação de serviços de comunicação com:
Associação das Empresas de Rádio e TV de Pernambuco (ASSERPE)
Editora Globo S.A. (assinatura digital do Jornal Valor Econômico)
DJ Comunicação e Publicidade Ltda. (publicidade no Jornal Folha de Pernambuco)
Aposentadorias e benefícios previdenciários
Diversas decisões monocráticas aprovaram aposentadorias e pensões em municípios como Araripina, Orocó e Brejo da Madre de Deus, além de órgãos como a FACEPE e o Instituto de Previdência de Belo Jardim. Todas as concessões foram consideradas legais, mas com ressalvas sobre cálculos, que deverão ser revisados.
Resolução altera normas para contas do Governador
A Resolução TC nº 281/2025 trouxe mudanças nas regras de prestação de contas anuais do Governador do Estado, ajustando procedimentos de fiscalização.
Leia abaixo a íntegra do Diário de hoje:
Publicar comentário