TRF5 sedia encontro sobre aprimoramento do Processo Judicial Eletrônico

Chegou ao fim, na terça-feira (19), o Encontro de Desenvolvimento Colaborativo do Processo Judicial Eletrônico (PJe), realizado no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). O evento reuniu representantes dos Tribunais Regionais Federais que utilizam o sistema (TRF1, TRF3 e o próprio TRF5), com o objetivo de trocar ideias, boas práticas e soluções para aprimorar o PJe.

O encontro, que teve início na segunda-feira (18), foi realizado na Sala Capibaribe e contou com a coordenação do desembargador federal Rubens Canuto, presidente da Comissão de Informática do TRF5.

No primeiro dia, os participantes apresentaram demandas, projetos e soluções desenvolvidas por cada tribunal. O segundo dia foi dedicado a temas de infraestrutura de segurança e ao uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para apoiar as atividades judiciais.

O desembargador Rubens Canuto avaliou o evento de forma positiva, destacando a importância da colaboração entre os tribunais. “São encontros extremamente importantes e enriquecedores, porque cada tribunal pode aproveitar as funcionalidades e sistemas desenvolvidos pelos outros. Com isso, triplicamos nossa força de trabalho”, comemorou. Ele também reforçou que a ideia é manter os encontros regulares, sendo o próximo previsto para 2025, em Brasília (DF), na sede do TRF1.

Entre as apresentações realizadas, Canuto destacou os modelos de IA desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). “A máquina será um recurso a mais, posto à disposição do assessor e do magistrado. A produtividade será bem maior, basicamente com o mesmo custo”, afirmou.

Robson Godoi, diretor de Tecnologia da Informação do TRF5, também ressaltou os ganhos da iniciativa. “Unidos, conseguimos trabalhar muito melhor do que isoladamente. Muita coisa foi discutida, e já foram propostos os próximos passos, para que possamos dar continuidade ao bom uso dos nossos recursos, fazendo com que, assim, tanto o PJe como o serviço prestado ao jurisdicionado seja cada vez melhor”, destacou.

O encontro reforçou o compromisso dos Tribunais Regionais Federais em continuar investindo na modernização tecnológica e na melhoria do serviço prestado à sociedade por meio do Processo Judicial Eletrônico.

Publicar comentário

Verified by MonsterInsights