Presidente do TSE enaltece trajetória do novo ministro substituto na advocacia e na defesa da igualdade racial; empossado agradece e assume compromisso com a corte
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, destacou a participação do ministro substituto Nauê Bernardo Pinheiro de Azevedo em sua primeira sessão plenária na corte. A manifestação institucional ocorreu na abertura da sessão ordinária realizada na quinta-feira (18) de junho de 2026. Kassio Nunes Marques ressaltou a atuação prévia do magistrado junto à Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB/DF), onde atuou como conselheiro seccional e diretor de Igualdade Racial.
As informações foram extraídas dos registros oficiais de abertura dos trabalhos do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na data supracitada.
Agradecimento institucional e compromisso com o tribunal
Em resposta à menção pública feita pela presidência da corte, o ministro empossado expressou seu agradecimento e declarou-se honrado em passar a compor o colegiado eleitoral.
“Espero estar à altura do desafio e, claro, de Vossas Excelências.”
Formação acadêmica e trajetória profissional de Nauê Bernardo
O novo integrante foi empossado formalmente no cargo de ministro substituto do TSE no dia 17 de março de 2026, ocupando uma das vagas reservadas constitucionalmente para a classe dos juristas. Na vida profissional, o magistrado atua como advogado, cientista político e professor universitário.
O currículo acadêmico do ministro reúne as seguintes qualificações técnicas:
- Mestrado em Direito Constitucional: Obtido perante o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
- Mestrado em Direito Privado Europeu: Concluído junto à Università degli Studi Mediterranea di Reggio Calabria.
- Doutorado em andamento: Atualmente, é doutorando em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), com linha de pesquisa voltada ao processo civil constitucional.


